Espaço do Cliente

Direitos e deveres do paciente

É DIREITO DO PACIENTE:

  1. Atendimento digno, atencioso e respeitoso, por todos os colaboradores deste laboratório, sem qualquer forma de preconceito, segregação ou discriminação.

  2. Ter sua privacidade, individualidade e integridade físicas preservadas e garantida em qualquer momento do atendimento.

  3. Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome garantindo sua individualidade.

  4. Receber informações claras, simples e compreensivas, adaptadas a sua condição cultural, sobre seu atendimento.

  5. Confidencialidade de suas informações assegurados pela manutenção do sigilo profissional, desde que estes não acarretem riscos as demais pessoas ou à comunidade.

  6. Ter acesso às normas e regulamentos do laboratório, bem como sobre os canais de comunicação institucionais para a obtenção de informações, esclarecimento de dúvidas e apresentação de reclamações.

  7. Buscar uma segunda opinião sobre o diagnóstico indicado no laudo, solicitando a transferência de guarda do seu material.

  8. Quando idoso, ser observados também todos os direitos previstos no Estatuto do Idoso.

  9. Expressar sua insatisfação, queixas e preocupações aos setores responsáveis na instituição, através do Serviço de Atendimento ao Cliente, e receber informações, orientações e esclarecimentos pertinentes de acordo com as normas vigentes.

 

É DEVER DO PACIENTE:

  1. Prezar e respeitar pelos direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço do laboratório;

  2. Seguir as instruções que lhe foram passadas pelos profissionais do laboratório, se responsabilizando pelas consequências da não observação dessas instruções;

  3. Ter em mãos os documentos oficiais com foto, necessários para o atendimento, bem como apresentá-los sempre que solicitado;

  4. Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio médico, bem como entregar as guias de autorização de procedimentos que tiver na sua posse;

  5. Executar seus compromissos financeiros com o laboratório;

  6. Informar se compreendeu todas as orientações recebidas, e questionar em caso de dúvidas;

  7. Assinar o TCLE, termo de consentimento livre e esclarecido, no caso das amostras que serão entregues ao laboratório;

  8. Não fumar nas dependências do laboratório;

  9. Quando menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais, ou responsáveis.

 

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos, para a satisfação de seu atendimento.