Ao enviar exames anatomopatológicos ao laboratório, recomendamos seguir criteriosamente os processos descritos abaixo no tocante à preservação e identificação das amostras. Diante de qualquer dúvida pedimos que entrem em contato com o Laboratório, pois qualquer falha cometida em uma das etapas poderá impactar no resultado final do exame.

1. Preservação

Todo material biológico, após coletado, deve ser imediatamente colocado em recipiente com fixador adequado, segundo sua natureza e tamanho (vide abaixo). Lembramos que a ausência de fixador ou o uso de fixador inadequado pode inviabilizar/prejudicar a realização do exame.
Formol tampanado 10%
anop2
Formol tampanado 10% (1)
Formol tampanado 10% (2)
Formol tampanado 10% (3)
for1
Formol tampanado 10% (5)
tub1

2. Identificação

É fundamental que todo material coletado seja devidamente identificado, de forma a evitarmos que seja confundido e um erro de grandes proporções aconteça. Para isso devemos identificar de forma completa não só o espécime, mas também a requisição e a guia do convênio ou demais documentos que acompanhem a amostra.

2.1 Etiqueta

A etiqueta a ser colocada no frasco contendo a amostra deve ser preenchida preferencialmente a lápis, com as seguintes informações:
• Nome completo do paciente;
• Data de nascimento do paciente; • Médico solicitante (nome completo com CRM);
• Material – especificar o local amostrado, órgão ou tecido de onde foi obtida a amostra.
etiqueta1
etiqueta2
As etiquetas para identificação dos frascos quando não forem fornecidas pelo laboratório, deverão ser preferencialmente computadorizadas e preenchidas a lápis preto. Deve-se evitar o uso de caneta, pois pode acarretar borrões, confundindo ou inviabilizando a leitura, com prejuízo na identificação do paciente.
etq1
etq2

2.2 Pedido médico ou guia

As amostras devem vir acompanhadas de um pedido médico e a guia original do convênio, datadas, assinadas e carimbadas, contendo as seguintes informações:

• Data de nascimento e CPF do paciente;
• Número da carteira do convênio e plano;
• Tipo de material;
• Hipótese diagnóstica (se possível);
• Exames anteriores (se houver);
• Assinatura e carimbo do médico;
• Assinatura do paciente.